Este é o podcast República de Ideias do Ateliê de Humanidades! Ele se constitui como espaço de debate de ideias, autores e reflexões sobre questões clássicas e contemporâneas. Ele tem por missão propiciar, por meio de experiências digitais, a ampliação e a difusão de conhecimento e cultivo em filoso… read more
O República de Ideias inicia hoje uma nova temporada, "A Revanche de Deus!? Religião em tempos de mutação", cujo nome remete ao encontro do Ciclo de Humanidades, realizado pelo Ateliê de Humanidades no Consulado da França, onde nos dedicamos ao tema da religião com conferência de Volney Berkenbrock e testemunho de Wellington Freitas (https://ateliedehumanidades.com/2019/07/17/ciclo-de-humanidades-a-revanche-de-deus-religiao-em-tempos-de-crise-evento-gratuito/).
Nesta temporada, conversaremos sobre o mundo religioso como um todo, não apenas as religiões cristãs (católicas e reformadas) e demais monoteísmos, mas também sobre as religiões afro, as "orientais", as indígenas, o espiritismo, os novos movimentos etc. O objetivo principal é pensar as mutações e dinâmicas das religiões no mundo contemporâneo, mas, para tanto, percorreremos, sempre que oportuno, as histórias das distintas religiões a fim de compreender o presente. Importante dizer: trataremos das religiões com pensamento alargado, sem preconceito e sem frescura de qualquer tipo, religioso ou ateu, com uma atitude de compreensão, mobilizando conhecimentos de ciências da religião e, ao mesmo tempo, dos próprios atores religiosos, levando a sério seus pontos de vista.
Decidimos começar esta série nos situando no mundo dos "evangélicos", com uma conversa entre André Magnelli e Wellington Freitas. Muito se fala, hoje, da ascensão dos evangélicos, sobre seus costumes, sua presença na política e sua forma de evangelização. Mas o que são os "evangélicos"? Como entender o "evangeliquês"? E como ir além dele?
Quem é "evangélico" encontrará aqui um início de conversa sobre sua identidade indo além do "senso comum" de sua ilha; quem não é evangélico poderá começar a entender este mundo altamente dinâmico e complexo.
Tópicos
- como definir um evangélico sem ter um papa que os defina? Saindo da ilha e da contemporaneidade para a história;
- As solas da Reforma e alguns traços do protestantismo tradicional;
- A entrada dos evangélicos no Brasil: dos primeiros tempos ao início do século XX;
- As igrejas pentecostais: origens histórias e características, com continuidades e diferenças em relação ao protestantismo clássico;
- As mudanças desde a década de 1970: o surgimento das Igrejas neopentecostais;
- São os "evangélicos" de hoje "evangélicos"? Continuidades e descontinuidades no mundo evangélico contemporâneo.
Educational
Interesting
Funny
Agree
Love
Wow
Are you the creator of this podcast?
and pick the featured episodes for your show.
Connect with listeners
Podcasters use the RadioPublic listener relationship platform to build lasting connections with fans
Yes, let's begin connectingFind new listeners
Understand your audience
Engage your fanbase
Make money