David le Breton traz uma reflexão muito interessante, pois o “desaparecer” de que Le Breton nos fala, não se trata da mera ausência, do sumiço no meio em que convive. O “desaparecer” se trata de uma condição de existência dos sujeitos na sociedade atual. Um mundo frágil, no qual o sujeito é esmagado pela vivência acelerada do tempo e pelas pressões no trabalho, onde compete a todo tempo com os colegas. Recai sobre este sujeito o fardo da autodeterminação e o peso da responsabilidade do sucesso.
Cansado de si, este sujeito busca “o branco”, uma ausência de si mesmo e das (ex-)pressões que lhe forjam a identidade. “Neste universo da supremacia que se impõe na ambiência de nossas sociedades neoliberais, o branco é uma paradoxal vontade de impotência; cessar de querer controlar a própria existência e deixar-se levar” (LE BRETON, 2018, p. 15); “o branco é vontade de desacelerar ou de deter o fluxo do pensamento, de finalmente acabar com a necessidade social de sempre compor um personagem de acordo com os interlocutores presentes”.
Vem comigo, que vai dar sentido.
Guia do podcast: introdução; sobre David le Breton; relações com outros pensadores; noção de branco; os muitos exemplos de branco; o valor desta reflexão para a subjetividade; créditos 31'20''.
Acesse meu Instagram: @michaelgoncalves.oficial - e-mail: contato@filosofiapradarsentido.com - YouTube: Michael Gonçalves da Silva - https://www.youtube.com/user/Starcangelmichael - Facebook: @michaelgoncalves.oficial - https://www.facebook.com/michaelgoncalvesoficial-101102048491335
Educational
Interesting
Funny
Agree
Love
Wow
Are you the creator of this podcast?
and pick the featured episodes for your show.
Connect with listeners
Podcasters use the RadioPublic listener relationship platform to build lasting connections with fans
Yes, let's begin connectingFind new listeners
Understand your audience
Engage your fanbase
Make money